Massa de torta salva-vidas

Essa receita ficou muito tempo na minha lista de links salvos para testar, até que em um domingo chuvoso, finalmente experimentei a deliciosa torta de abobrinha da Vanilla Gastronomia. A receita vale muito a pena, mas a parte mais importante é a massa, que eu já repeti várias vezes depois de experimentar!

Ela é muito simples, saborosa e crocante, semelhante a uma massa amanteigada, e eu adoro para fazer tortas doces. Fiz algumas alterações na receita original principalmente para usar em doces, mas mesmo a versão original também pode ser utilizada sem problemas, já que o sal e o azeite não têm o sabor tão presente. Confira e experimente!

torta de nutella com morango Julia Guedes

Ingredientes:

2 xícaras de farinha

1 colher de chá de sal

1/2 colher de sopa de açúcar

1/2 xícara de óleo

1/3 xícara de leite

Preparo:

Misture a farinha, o sal e o açúcar em uma vasilha. Em outro recipiente, junte o óleo e o leite e adicione à mistura de farinha até atingir uma consistência mais firme, sem grudar nas mãos. Não trabalhe muito a massa, apenas misture todos os ingredientes até ficar homogêneo.

Abra com um rolo de massa e coloque em uma forma de sua preferência. Cubra com papel alumínio e coloque grãos para fazer peso no centro e a massa não fazer bolhas.

Asse em forno pré aquecido a 220º por cerca de 25 minutos ou até dourar.

Utilize o recheio de sua preferência.

Dicas:

– A massa não precisa descansar nem gelar antes de ser usada. Se não utilizar tudo, guarde na geladeira bem embrulhada em plástico filme por até cinco dias;

– Se você tiver restrições alimentares ou preferir, pode fazer a massa com água no lugar do leite;

– A massa original é feita com azeite e não leva o açúcar – a massa é bem versátil, pequenas alterações podem ser feitas, temperos e especiarias podem ser adicionados à massa com resultados deliciosos;

– Tente deixar a massa com uma espessura de cerca de meio centímetro – assim, ela assa completamente, fica crocante e firme o suficiente para receber um recheio pesado.

Vão testar essa receita deliciosa? Me contem!

Foto: Jorge Mariano Fotografia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *