“Chantilly” de coco

Ano passado comemorei meu aniversário com minha família, que inclui pessoas com intolerância à lactose e ao glúten. Como isso não é motivo para deixar de celebrar com um bolo delicioso, quebrei a cabeça pensando em como poderia fazer um bolo sem glúten e sem leite e ainda assim incrível. Preparei o bolo de cenoura sem glúten incrível que vendo no formato de bolo caseiro e recheei com uma ideia que vi pela internet e achei genial, apesar de super simples: chantilly de coco.

O leite de coco é repleto de gordura, assim como a nata, então, ao ser batido gelado, ele fica sedoso e firme como um chantilly. É claro que o sabor não é semelhante ao chantilly tradicional, mas é uma opção diferente e absolutamente deliciosa (desde que você goste de coco, é claro!). Fiz um Naked Cake com recheio de frutas vermelhas e a calda de chocolate vegana que ensinei aqui e o bolo fez muito sucesso!

bolo de aniversário sem glúten sem lactose julia guedes

Não é necessária uma receita propriamente dita para fazer o chantilly de coco, mas seguem algumas dicas que deixam o processo mais fácil:

– Procure um leite de coco com um percentual alto de gordura – é ela que engrossa e dá estabilidade ao creme batido;

– Verifique a lista de ingredientes do leite de coco, já que muitas marcas têm aditivos e conservantes, além de outros ingredientes que podem afinar o produto e interferir no resultado final. Quanto mais puro, melhor;

– Deixe o leite de coco na geladeira de um dia para o outro em um pote de boca larga (senão ninguém consegue tirar da garrafinha!) e remova qualquer líquido que separar;

– Refrigere a bacia e os batedores da batedeira;

– Comece batendo em velocidade baixa e vá aumentando aos poucos, olhando sempre para verificar se o creme está egrossando;

– Adicione açúcar a gosto – ou nem adicione, já que o leite de coco é docinho e super saboroso por si só!

Você já testou ou quer testar o creme batido de coco? Quer um bolo especial com esse “chantilly” para uma pessoa especial? Deixe um comentário ou mande um email para encomendas@juliaguedes.com : )

4 comments for ““Chantilly” de coco

  1. Izadora
    março 11, 2017 at 11:30 pm

    Julia, que marca de leite vc usou?

    • março 14, 2017 at 9:54 pm

      Oi Izadora! Faz bastante tempo que fiz esse bolo, eu realmente não lembro qual foi a marca que usei – lembro que fui no mercado, comparei todos os rótulos e escolhi a marca que tinha menos aditivos e maior teor de gordura :) Se fizer a receita, me conte!

  2. Michel
    fevereiro 7, 2019 at 3:59 pm

    Boa tarde. Você já tentou fazer com leite de coco caseiro? Será que funciona?

    • fevereiro 12, 2019 at 6:25 pm

      Oi Michel, tudo bem? Acredito que pode ser possível fazer com o leite de coco caseiro, mas como é a própria gordura do coco que dá a textura e estrutura do creme, seria bom fazer o leite, deixar na geladeira e esperar ele firmar e separar. Fica com a parte líquida por baixo e a parte mais gordurosa por cima, aí você usa essa parte de cima, talvez só com um pouco do leite de coco junto. Acredito que talvez assim funcione, porém nunca testei. Se fizer me conte! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *