Creme delicioso de chocolate + dica de livro

Esses dias postei uma foto no Instagram perguntando se alguém queria a receita do creme de chocolate que usei para fazer essa receita e fiquei muito feliz que um monte de gente pediu! Essa foi uma sobremesa improvisada para um churrasco com amigos – no caso, tinha algumas rebarbas de bolo de chocolate, fiz um creme de chocolate e cobri com morangos e o doce ficou chiquérrimo!

chocolate pudding com morangos julia guedes

A receita é de um livro que eu amo, da Liz Prueitt, confeiteira da incrível Tartine, de São Francisco (infelizmente pelo que pesquisei o livro não tem versão em português mas indico muito!). O doce é um chocolate pudding, que apesar do nome não tem nada a ver com o nosso clássico pudim de leite condensado: o “pudding” em inglês serve para designar várias receitas cremosas e na Inglaterra geralmente é usado como sinônimo para sobremesa, mesmo. O método da receita é bem parecido com um creme de baunilha básico, mas com a adição de cacau e o chocolate em barra no final o doce fica bem “chocolatudo” e com uma consistência incrível! Vamos à receita?

livro tartine bakery

 Ingredientes:

1 3/4 xícara de leite

1/2 xícara + 2 colheres de sopa de creme de leite fresco

1/4 xícara de amido de milho

3/4 xícara de açúcar

3 colheres de sopa de cacau em pó

3 ovos grandes

1/4 colher de chá de sal

70g de chocolate meio amargo picado ou em gotas

Preparo:

Coloque o leite e o creme de leite fresco para ferver em uma panela média em fogo baixo, mexendo às vezes. Enquanto isso, misture o amido, o açúcar e o cacau em uma tigela média. Em outra tigela, bata um pouco os ovos e o sal e acrescente à mistura de açúcar, mexendo até incorporar tudo.

Quando o leite começar a levantar fervura, acrescente metade aos poucos na tigela da mistura dos ovos e depois leve tudo à panela, mexendo sempre em fogo baixo até engrossar. Quando o creme ficar pronto, coloque em uma tigela, acrescente o chocolate e deixe que o calor da mistura derreta o chocolate. Quando ele estiver derretido, bata no liquidificador, no mixer de mão ou na batedeira até a mistura ficar morna e tiver incorporado bastante ar. Coloque em potinhos individuais ou em uma travessa e coloque para gelar.

Dicas:

  •  O processo de temperagem é muito importante – o acréscimo bem lento do líquido sobre a mistura de ovos ajuda a estabilizar a temperatura antes da receita voltar ao fogo e impede que o leite quente cozinhe os ovos em um choque térmico muito grande – afinal, ninguém quer comer um omelete doce de chocolate!
  • Se você tiver um termômetro de cozinha, a mistura deve chegar aos 98°C – porém, é fácil saber quando o creme está pronto pois o sabor da maizena some quando a receita está completamente cozida;
  • Bater o creme no liquidificador não é absolutamente necessário mas faz bastante diferença no resultado final – o creme incorpora ar e fica bem mais leve, entre um flan e um mousse. Se não tiver liquidificador, pode bater na batedeira ou com um fouet;
  • O creme serve cerca de 8 a 10 porções individuais ou uma travessa de cerca de 24cm, para fazer bombom aberto;
  • Para fazer a flor de morangos, lave e corte os cabinhos de duas bandejas de morangos. Gosto de cortar cada morango em quatro “lascas” e faço um mise en place (já expliquei isso direitinho aqui) separando as fatias maiores das menores, assim fica muito mais fácil de montar a cobertura com os tamanhos equivalentes em cada círculo.

Gostaram da receita e das dicas? Quem fizer me conta nos comentários, se tiverem alguma dúvida também podem mandar que responderei com o maior prazer! :)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *