Dicas para cozinhar melhor

Esses tempos estava procurando uma receita de muffin e achei uma em um blog curitibano. Entre os comentários, uma amiga minha perguntava: é necessário aquecer o forno antes ou acendo o fogo quando os muffins já estiverem lá dentro? Li aquilo e dei risada, porque parece uma coisa tão óbvia, mas não é. Nada é óbvio a não ser que você saiba a resposta, e ninguém nasce sabendo!

Existem tantos detalhes envolvidos na culinária que é impossível que alguém saiba de tudo e faça tudo com perfeição 100% das vezes. Ainda assim, é possível aprender truques que ajudam os cozinheiros de primeira viagem – e de milésima também. Pensando nisso, estou preparando uma série de posts com dicas para que suas aventuras na cozinha sejam cada vez mais bem sucedidas e doces! : )

Leia a receita inteira antes de começar qualquer coisa: Parece bobo, mas às vezes a receita pede algo em temperatura ambiente, precisa ser gelada por 24 horas antes de assar, ou às vezes os dois ovos pedidos são com claras e gemas separadas e você só descobre isso depois de ter quebrado tudo em uma tigela só… Não adianta ler só a lista de ingredientes e correr pra cozinha, se frustrar e desistir de fazer a receita no fim das contas.

Foto: Jorge Mariano Fotografia

Foto: Jorge Mariano Fotografia

Faça o mise en place: O mise en place não é nada mais que colocar cada coisa no seu lugar – a organização antes da preparação. Separe as quantidades corretas dos ingredientes, verifique se tudo está na temperatura que a receita pede, unte as formas, separe os utensílios e equipamentos que precisará, pré aqueça o forno… Fazendo isso, você nunca mais vai chegar ao fim de uma receita de bolo só para descobrir que o fermento acabou – acreditem, eu já fiz muito disso antes de me profissionalizar e não recomendo a ninguém!

Pré aqueça o forno corretamente: Se a receita pede um forno pré-aquecido a 180ºC por 15 minutos, faça exatamente isso. É o tempo que o forno precisa para chegar a uma temperatura homogênea, perfeita para sua receita. Se você esqueceu de ligar o forno, não tente ligar o forno muito mais quente e depois diminuir para a temperatura ideal para a receita – as chances do forno estar em uma temperatura errada e estragar sua receita são grandes. Se você leu a receita com atenção e fez o mise en place, isso nunca mais deve acontecer.

Foto: Jorge Mariano Fotografia

Foto: Jorge Mariano Fotografia

Siga as instruções da receita: Uma boa receita mostra detalhadamente o passo a passo a ser seguido, as coisas devem ser feitas numa ordem específica e da forma descrita. Se a receita diz para jogar os ingredientes líquidos sobre os secos, faça isso! Se a receita pede para não misturar muito a massa, confie nela! E aí chegamos no nosso próximo item : )

Encontre receitas confiáveis: Pode ser no livro que está há três gerações na família, blogs ou sites especializados, mas quando se está começando, é importantíssimo contar com receitas já testadas e confiáveis. Quando quero testar algo novo, normalmente procuro cerca de três ou quatro receitas da mesma coisa e comparo os modos de preparo, quantidades de ingredientes, etc. Também gosto muito de buscar receitas novas em blogs – os autores geralmente colocam suas impressões sobre a forma de preparo da receita (se foi fácil ou parecia mais fácil no papel, se é muito doce, se ficou mais seca que o desejado, se o tempo de forno foi diferente do pedido, etc), e se você quiser, pode mandar um comentário e tirar alguma dúvida que surgir sobre o preparo.

Na próxima semana darei mais algumas dicas, mas se tiver alguma dúvida ou pergunta, fique à vontade para mandar nos comentários!

3 comments for “Dicas para cozinhar melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *