Receita para receber bem: pão de queijo caseiro <3

Se tem uma coisa que eu gosto nessa vida é pão de queijo. Perto da minha antiga casa tinha uma padaria com um super gostoso, mas depois que me mudei, não havia um único bom nas redondezas. Comprar congelado ou misturas pré preparadas não são uma opção para mim: pagar caro por amidos modificados, gordura vegetal e sabor artificial? Ninguém merece!

Aí começou a corrida pra achar a receita perfeita: meu namorado pediu a receita de uma tia que, segundo ele, faz o melhor do mundo, busquei receitas confiáveis na internet, fiz vários testes e cheguei no que eu acho que é a perfeição. O modo de preparo é o mesmo da tia, e eu fiz só uma pequena mudança na receita do Gui, do Moldando Afeto – o mineirinho sabe das coisas!

pão de queijo julia guedes

A receita é prática, barata, rende super bem e é perfeita para comer com um café delicioso com a família ou os amigos. Pra ficar melhor, só com um alfajor chileno ou um bolinho caseiro para fechar o encontro com uma nota doce :)

alfajor chileno julia guedes

Pão de queijo

(ligeiramente adaptado do Moldando Afeto)

Ingredientes:

600g de queijo colonial curado

1kg de polvilho azedo

1 colher de sopa de sal

250ml de água

250ml de leite

250ml de óleo vegetal

4 ovos

Preparo:

Rale o queijo no ralador mais grosso – fazer isso na hora faz bastante diferença no resultado final! Reserve.

Em uma tigela grande, despeje lentamente a água sobre o polvilho e o sal e misture com os dedos sem parar, para não acumular água em uma região só. A ideia é hidratar o polvilho, até que ele fique com uma aparência igual à do início.

Leve o óleo e o leite ao fogo. Assim que levantar fervura, misture e jogue sobre o polvilho. Comece a mexer com uma colher de pau, quando a mistura amornar, mexa com as mãos, adicionando os ovos um a um. Esteja avisado: nesse ponto, a massa fica bem gosmenta!

Adicione o queijo e misture bem para incorporar à massa. Forme bolinhas, congele e asse sempre que quiser um lanche delicioso!

Dicas:

  • No post da receita, o Gui dá um truque para o pão de queijo assar direitinho: coloque primeiro no forno pré aquecido a 220ºC por 20 minutos e depois deixe por mais 10 minutos a 180ºC. Ele assa direitinho, não resseca e fica com uma casquinha crocante deliciosa!
  • A receita rende cerca de 80 pãezinhos de queijo – enrole todos, congele em uma assadeira e depois separe em saquinhos para sempre ter pão de queijo super prático na mão!
  • As bolinhas não precisam ser perfeitas, quando o pão de queijo assa ele fica com o formato lindo independente de como foi congelado.
  • A qualidade do pão de queijo está diretamente ligada à qualidade dos ingredientes, principalmente do queijo. Eu costumo usar queijo colonial bem curado (quanto mais salgadinho e saboroso, melhor!) e às vezes misturo com um pouco de parmesão. Se achar queijo canastra, melhor ainda!
  • A massa gruda um pouco nas mãos. Geralmente deixo ela esfriar e “firmar” um pouco e enrolo com as mãos untadas com óleo vegetal.
  • A quantidade de ovos pode variar de acordo com a umidade do dia, por exemplo. Se sentir que a massa está quebradiça, adicione mais um!

2 comments for “Receita para receber bem: pão de queijo caseiro <3

  1. Fernanda
    maio 20, 2015 at 6:12 pm

    Tava falando agora de pão de queijo…e eis que vejo essa receita pra me dar mais vontade! Mas eu sempre fico na duvida entre usar o polvilho azedo ou doce, pq com o azedo fica “oco” e com o doce fica aquele mais molinho dentro, ou é o contrário?! hahaha

    • maio 22, 2015 at 2:31 pm

      Oi Fernanda! Essa receita usa o azedo e fica bem “puxadinho” no centro, acredito que os feitos com polvilho doce costumam ficar mais ocos :)

      Se você prefere os mais “puxadinhos” (como eu!), teste essa receita, você não vai se arrepender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *